Translate

Cidade Inteligente e Sustentável BR

O Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR - Smart Cities é uma ação focada no uso da tecnologia e tecnologia da informação em prol do desenvolvimento sustentável, unindo diversos atores na realização de projetos e políticas públicas. Oferece ao cidadão uma ferramenta de participação ativa na gestão dos recursos disponíveis, bem como a interação dos poderes decisórios, organizações públicas, privadas, profissionais liberais e estudantes. Trabalha como facilitador de processos no desenvolvimento econômico sustentável.

Propõe a redução das desigualdades sociais e regionais; incentivando, apoiando e implantando inovação tecnológica; expansão e modernização da base produtiva de ciência, tecnologia e tecnologia da informação; trabalhando para o crescimento do nível de emprego e renda, bem como na redução da taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas; atuando no aumento da escolaridade e da capacitação, da produtividade e competitividade e das exportações.

Irá articular recursos e conhecimento em benefício do trabalho cooperado entre parceiros estratégicos visando a obtenção dos melhores resultados. Trabalhará em redes físicas e virtuais, disponibilizando a todos os atores envolvidos nos processos informação, distribuição de riqueza e conhecimento proporcionalmente à interação nos processos.

O Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR é uma proposta do Instituto Árvore da Vida e encontra-se aberto a novos parceiros, entre em contato através do formulário de contato na aba do blog.

*

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Um bairro social sustentável com vista para o mar


Quem disse que os bairros sociais têm de ficar “escondidos”, permanecendo ignorados pelas cidades e afastados do seu centro vibrante? Em Tânger, Marrocos, a Malka Architecture desenhou várias habitações sociais numa zona com vista para o Atlântico e que utiliza design passivo e estruturas pré-fabricadas para criar um bairro sustentável.





De acordo com o Inhabitat, a visão de Stephane Malka, do ateliê de arquitetura homónimo, prevê quatro módulos ajustáveis com telhados verdes, que criam uma estrutura urbana em constante evolução.


Feitos com unidades pré-fabricadas, os edifícios encontram-se equipados com galerias e terraços que têm várias funções: desde proporcionar vistas magníficas do Oceano, facilitar a ventilação natural e permitir que a iluminação natural chegue a todos os cantos remotos do espaço interior.

No Verão, um sistema de sombras controla o ganho solar e garante ao edifício uma performance bioclimática e um ótimo conforto térmico.




A abundância da vegetação garante também ao bairro um visual mais rural, permitindo integrar as novas estruturas com o seu entorno.
Fontes: Inhabitat
Um bairro social sustentável com vista para o mar - Instituto Ecoação
http://institutoecoacao.blogspot.com.br/2015/10/um-bairro-social-sustentavel-com-vista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário