Translate

Cidade Inteligente e Sustentável BR

O Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR - Smart Cities é uma ação focada no uso da tecnologia e tecnologia da informação em prol do desenvolvimento sustentável, unindo diversos atores na realização de projetos e políticas públicas. Oferece ao cidadão uma ferramenta de participação ativa na gestão dos recursos disponíveis, bem como a interação dos poderes decisórios, organizações públicas, privadas, profissionais liberais e estudantes. Trabalha como facilitador de processos no desenvolvimento econômico sustentável.

Propõe a redução das desigualdades sociais e regionais; incentivando, apoiando e implantando inovação tecnológica; expansão e modernização da base produtiva de ciência, tecnologia e tecnologia da informação; trabalhando para o crescimento do nível de emprego e renda, bem como na redução da taxa de mortalidade de micro e pequenas empresas; atuando no aumento da escolaridade e da capacitação, da produtividade e competitividade e das exportações.

Irá articular recursos e conhecimento em benefício do trabalho cooperado entre parceiros estratégicos visando a obtenção dos melhores resultados. Trabalhará em redes físicas e virtuais, disponibilizando a todos os atores envolvidos nos processos informação, distribuição de riqueza e conhecimento proporcionalmente à interação nos processos.

O Projeto Cidades Inteligentes e Sustentáveis BR é uma proposta do Instituto Árvore da Vida e encontra-se aberto a novos parceiros, entre em contato através do formulário de contato na aba do blog.

*

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Breve história do projeto Cidade Inteligente - Smart City

O "marco zero" do projeto Cidade Inteligente - Smart City foi, como não podia deixar de ser, através das redes sociais. Indicador que para o século 21 não há barrerias geográficas, ideias e objetivos em comum convergem em um cenário que fatalmente leva ao entendimento e ações produtivas quando há interesse entre as partes envolvidas na comunicação.

A partir do retorno ao convite afirmativamente e oferecendo informações sobre Campinas e RMC - Região Metropolitana de Campinas o foco das atenções foi direcionado à busca de parceiros estratégicos. 
Muitas visitas, reuniões, planejamentos foram efetuados. Foi grande a movimentação no sentido de expor a proposta e convidar potenciais parceiros a integrarem nesta ação. Os vídeos abaixo documentaram a primeira reunião pública do Projeto Cidade Inteligente - Smart City realizada na EMDEC Campinas que contou com apoio institucional de técnicos e diretores da EMDEC, participação do Instituto Árvore da Vida, Ong Perfil e Living Planit.





Após esta etapa iniciou-se a efetiva ação de contratos com parceiros. 
A FACTI - Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação juntamente com o Instituto Árvore da Vida e Living Planit assinaram um contrato Tripartite contando com apoio institucional do CIESP Campinas, Grupo Gênese e Editora Análise.



O evento de assinatura e lançamento do projeto Cidade Inteligente - Smart City foi amplamente divulgado nas mídias, neste link  encontra-se o álbum completo com fotos e Clipping de notícias.
Estivemos na Rio + 20 apresentando o projeto PIESA - que é parte integrante das ações do projeto Cidade Inteligente - Smart City. Em nossa participação na Rio + 20 contamos com o representação dos parceiros institucionais e apoiadores, estiveram presentes Instituto Árvore da Vida - IAV - Deise Nascimento,  Instituto Agronômico de Campinas - IAC - Dr. Hamilton Humberto Ramos, Fundação de Apoio à Capacitação em Tecnologia da Informação - FACTI - Davi Carvalho da Silva Junior e Janaína Lemos Rocha, Editora Análise - Silvana Quaglio, Câmara Municipal de Campinas - Vereador Luiz Lauro Filho, Clayton Teles das Merces, Fernando Rebouças, Ana Paula Franke, Rosirene Carneiro e Diogo Zambello Zacarias.  




Vereador Luiz Lauro Filho, Deise Nascimento, Davi Carvalho da Silva Junior
Miguel Rodrigues, Janina Lemos Rocha, Dr. Hamilton Humberto Ramos, Davi Carvalho da Silva Junior, Deise Nascimento, Clayton das Merces Teles, Silvana Quaglio, Fernando Rebouças, Rosirene Carneiro.

















Novos parceiros e apoiadores estão aderindo ao projeto Cidade Inteligente - Smart City. Em breve novos posts estarão disponíveis com informações.
Para finalizar este post, vale a pena conferir a entrevista realizada no lançamento do projeto Cidade Inteligente - Smart City veiculada no programa Mais Cidadão. No vídeo Eduardo Coelho entrevista Miguel Rodrigues da Living Planit, Davi Carvalho da Silva Junior da FACTI e Deise Nascimento do Instituto Árvore da Vida. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário